-
Arquitetos: a-lab; a-lab
- Área: 117000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Luis Fonseca, Ivan Brodey, a-lab
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Elval Colour, Falcon Lifts, Protan, Romerike peis og varme AS, Ruukki, WOODlife
Icônico e Inovador
Statoil é um produtor de energia da Noruega, a 57 º maior empresa do mundo em receita, com cerca de 30.000 funcionários em 37 países. 2.500 deles agora trabalham nesse edifício único de escritório , com uma vista espetacular sobre as áreas do parque adjacente e do fiorde de Oslo. A estrutura icônica busca refletir o papel da Statoil como uma companhia de petróleo inovadora e pioneira a nível internacional, bem como conferir uma nova identidade e pulso ao ambiente local.
Do Aeroporto ao Ambiente Urbano
A área de Fornebu, o antigo terreno do principal aeroporto de Oslo, está passando por uma transformação radical em uma área urbana, com edifícios comerciais e residenciais, além de áreas de recreação pública.
Um dos principais desafios do projeto foi o de equilibrar as dimensões e a expressão arquitetônica com o seu entorno, enquanto que, ao mesmo tempo, introduzir novos impulsos que animassem o parque e a área comercial. Mais especificamente: como fazer um projeto, um complexo de edifícios comerciais de 65.000 / 117.000 m² misturar-se com a costa idílica de Fornebu?
Parque e Ponto de Referência
Uma grande parte do terreno foi transformada em um parque de acesso público e um passeio ao longo do fiorde. A nova edificação fica no lote do edifício garagem do antigo aeroporto. A estrutura é constituída por cinco volumes de escritório de tamanhos idênticos, empilhados uns sobre os outros. O conceito minimiza o impacto ambiental do edifício e dá uma quantidade generosa de espaço ao parque.
Construção Modular
Cada volume possui 3 andares de altura, 140 metros de comprimento e 23 metros de largura. Os módulos são orientados de forma diferente para otimizar as condições de luz internos e vistas para a paisagem do fiorde. Internamente, os módulos conformam um átrio comum, uma "praça urbana", conectando muitas das funções sociais no piso térreo. O projeto está enraizado no princípio democrático de conferir a todos os usuários do edifício excelentes condições de trabalho que incluam vistas deslumbrantes e boas condições de iluminação.
Superestrutura
O projeto de construção baseia-se em formas próprias e técnicas de construção da indústria de petróleo. A superestrutura de aço permite que os diferentes módulos tenham um balanço de até 30 metros. Escadas de fuga e serviços estão concentrados em quatro núcleos gigantes de concreto, que também estabilizam estruturalmente. A fachada consiste de cerca de 1.600 elementos pré-fabricados com esquadrias integradas, isolamento térmico e sombreamento solar, sendo uma solução altamente eficiente energeticamente, sem fixações visíveis em toda a fachada.
Telhado de Vidro em forma de Hélice
O átrio central é coberto por um telhado high-tech em "forma de hélice" -o primeiro desse tipo na Escandinávia. A geometria pode ser descrita como uma "bolha de sabão", encontrando a menor área de superfície para fechar os volumes entre os módulos. Considerando-se o peso extra da neve, essa construção foi um dos desafios mais complexos do projeto.
Fricção para Inovação
Uma torre de comunicação no átrio comum é o centro da vida social do edifício, sendo que todos passam pelo átrio para ir ao trabalho. Dessa forma, encontros espontâneos e trocas são promovidos, o que é muito desejável para uma companhia baseada no conhecimento internacional, como a Statoil.
Soluções Flexíveis
O edifício de escritórios possui um elevado grau de flexibilidade para assegurar que ele pode ser facilmente adaptado à alteração das necessidades futuras. Um teto especialmente desenvolvido permite espaços de trabalho com unidades separadas tão pequenas como 3x3 metros, cada um com acesso à energia elétrica, sprinklers, ventilação e iluminação. Um interior quase livre de colunas faz com que seja possível realizar ajustes facilmente no número e no tamanho das salas de reuniões, de acordo com algum projeto ou as necessidades de mudança do inquilino.
Eficiência em Custos
O edifício característico é altamente rentável e possui um consumo de energia calculado em apenas 103 kWh/m²/ano. Isso é conseguido através de vários métodos, incluindo o uso do aquecimento da fonte de calor remota centralizada, reciclagem de energia em 85% e, evidentemente, uma envoltória bem isolada e hermética: Os painéis de fachada de vidros triplos têm um valor-u de 0,6 e a tensão do ar da construção atinge números muito baixos de consumo de energia para o edifício.
20 Meses, 2.500 Funcionários
A construção do edifício foi concluída em menos de 20 meses, com um total de 2.500 pessoas, de 30 países, que trabalhavam no local. Devido ao período curto de construção, a maior parte do edifício, incluindo a superestrutura de aço e concreto, fachadas e estruturas de vidro, foi pré-fabricada industrialmente. O maior guindaste móvel do norte da Europa foi utilizado para a montagem das treliças de aço.
Diálogo Fecundo
Graças ao planejamento completo, avançada modelagem BIM e um diálogo frutífero orientado à soluções proveitosas, a equipe de arquitetos, cliente e proprietário, empresas de construção e todos os subcontratados foram capazes de completar o complexo projeto dentro do cronograma. O resultado é um edifício onde o proprietário, empreiteiro, arquitetos, empresas de construção e usuários do edifício expressaram grande satisfação.
Um Escandinavo Moderno
Apesar de uma edificação não-tradicional de escritórios, os novos escritórios Statoil representam valores típicos escandinavos, enfatizando os valores democráticos e de igualdade social. Tanto a implantação como a orientação reflete a adaptação otimizada para seu entorno. No interior, o carvalho quente e a frieza do alumínio refletem a suave luz do dia de maneiras diferentes, criando um contraste muito apreciado no aspecto da acessibilidade e do desenho universal.